sábado, 15 de dezembro de 2012
PRESIDENTE DILMA COMPRA DA RUSSIA HELICÓPTEROS PARA A PETROBRAS
A Presidente Dilma Rousseff firmou acordo ontem (14/12/12) com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, a compra de 14 helicópteros Kamov-62 para a Petrobras.
Grande produtora do setor de aviação civil, a Rússia quer retomar sua presença nesse mercado, mais de 20 anos após o colapso da União Soviética aleijar sua indústria e seu desenvolvimento tecnológico.
A Atlas Táxi Areo espera que o primeiro dos helicópteros Kamov-62 seja entregue em 2015, sob um acordo com a estatal Russian Helicopters avaliado em US$ 200 milhões, disse Waldomiro Silva, diretor da Petrobras.
A Russian Helicopters, que disse em setembro que planejava um IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês) no segundo trimestre de 2013, vai competir com fabricantes como Northrop Grumman, Finmeccanica, Boeing, a unidade Bell Helicopter da Textron e EADS.
No Brasil, o helicóptero será usado para transportar funcionários da Petrobras para plataformas costeiras, disse o presidente-executivo da Russian Helicopters, Dimitry Petrov, a jornalistas. Ele disse que a Atlas Táxi Aereo vai comprar sete helicópteros, com uma opção de comprar mais sete.
Veja foto abaixo do modelo e características desta aeronave.
O Kamov Ka-62 é helicóptero de alta velocidade e destina-se para o transporte comercial de até 14 passageiros, para o transporte de até 2 toneladas não volumosos cargas no interior da cabine e cargas de até 2,7 toneladas por sistema funda externo. O helicóptero é equipado com dois Ardiden-3G (ou RD-600) turbo-shaft motores e as características de peso máximo de decolagem de 6,5 toneladas. O helicóptero possui multifuncional integrado aviônicos, cabine de passageiros com alto nível de conforto e lâminas, entradas de ar e sistema de proteção contra gelo motores. Nível de vôo a velocidade máxima é de 300 km / h, velocidade de cruzeiro é de 270 km / h, autonomia de vôo é de 780 km. Tamanho da equipe (1 ou 2) membros, dependendo modificação helicóptero. Progresso JSC (Aviation Enterprise pelo nome de Sazykin), situado em Arseniev planeja começar a produção Ka-62 de pequeno porte até 2012 e para organizar a produção em série dos helicópteros até 2014.
O Ka-62 Kamov é projetado em conformidade para os regulamentos de aeronavegabilidade russos e Internacionais (AP-29 e FAR/JAR-29) e Regras para operações offshore. Ele atende às normas russas e internacionais de confiabilidade, prazos, segurança de vôo, manutenção, conforto e operacionalidade.